Processo

No Check-Up Medicina e Diagnóstico, processos foram criados para minimizar erros de transcrição ou troca de amostras nos exames laboratoriais. Assim, o paciente é atendido na recepção, onde o pedido médico é transcrito gerando uma ordem de serviço e etiquetas com o código de barras. Em ambas constam a identificação do paciente e dos exames solicitados pelo médico. O paciente é então encaminhado para a sala de coleta, onde o tubo é etiquetado com o respectivo código de barras.

Após a punção, o material biológico, devidamente identificado, é enviado para o setor de triagem, que funciona como uma central de distribuição para os setores técnicos do laboratório. Equipamentos automatizados reconhecem as informações fornecidas pelo código de barras, realizam a análise dos exames registrados e disponibilizam os resultados diretamente para o sistema de informação integrado, no qual um profissional habilitado fará a liberação final dos laudos. Estimamos que 90% dos exames são liberados no mesmo dia.

Equipamentos utilizados

Hematologia

  • Conjunto composto por 5 Cell Dyn Ruby e 3 Cell Dyn SMS Abbott: equipamentos de hematologia acoplados ao corador hematológico de lâminas através de uma esteira, promovendo agilidade na execução e liberação do exame.  Realiza a contagem de leucócitos, hemácias, diferencial de leucócitos e RDW.
  • CS2100 e CA600 Sysmex: equipamentos automatizados para a realização de exames de coagulação (TAP, TTPA, Fibrinogênio e Dímero D).
  • Premier Hb9210 Trinity Biotech: equipamento automatizado para realização de hemoglobina glicada por HPLC.
  • Alifax – Alere: velocidade de hemossedimentação automatizada.

Imunoquímica

  • ci8200 Abbott: equipamento com capacidade de processamento de 1.200 testes/hora de bioquímica, hormônio, sorologia e íons. Plataforma totalmente automatizada que integra os exames de bioquímica realizados pela metodologia de turbidimetria (PCR,  ASO, Fator Reumatóide, Imunoglobulinas IgA, IgG e IgM), colorimetria (Colesterol, HDL, Triglicérides, etc), enzimático (glicose, amilase, GGT, AST, ALT, etc), e de eletrodo seletivo (sódio, potássio e cloro) e pela tecnologia de CLIA – quimioluminescência (TSH, T4L, FSH, LH, HIV, Toxoplasmose, Rubéola, Hepatites, etc).
  • Advia Centaur XP Siemens: equipamento automatizado para realização de troponina, marcadores tumorais, testosterona, SHBG, etc, pela metodologia CLIA – quimioluminescência.
  • Biomerieux: tecnologia ELFA para confirmação de sorologias positivas (HIV, HCV, Rubéola, Citomegalovírus, Hepatite B).

Gasometria

  • Rapid Point 500 Siemens: realiza o exame gasometria arterial e venosa, íons (sódio, potássio, cloro e cálcio iônico), lactato arterial, glicose e bilirrubina neonatal, além de hematócrito e hemoglobina

Microbiologia

  • Microscan WalkAway Plus Beckman Coulter: identificação bacteriana e antibiograma automatizados, com liberação do MIC – Concentração Mínima Inibitória.
  • Bactec FX BD: equipamento automatizado para incubação e monitoramento de hemoculturas, diminuindo o tempo de detecção de positividade na amostra.
  • Microflex – LT- Bruker Corporation: utiliza a tecnologia Maldi-TOF que possibilita a identificação microbiana por espectrometria de massa uma sólida e rápida metodologia para identificação de microrganismos no Setor de Microbiologia Clínica.

Urinálise

  • Conjunto UN 9000 (1 UD10, 2 UF 5000, 1 UC 3500) e Conjunto UN 3000 (1 UD 10, 1 UF 5000, 1 UC 3500) analisador de fitas (química), sedimento e imagem, acoplados para a realização automática do exame de urina.

Automação na fase Pré-Analítica

  • Pathfinder 900 Plus – Abbott: segregação, separação, distribuição, e armazenamento de amostra biológica.

Equipe médica
experiente e capacitada

Profissionais altamente qualificados
se dedicam à realização de um
atendimento humanizado.

Convênios que
atendemos

Saiba se o Check-Up
Medicina e Diagnóstico trabalha
com seu convênio ou plano de saúde.

Compromisso com
a qualidade

O Check-Up tem um compromisso com a qualidade na prestação de serviços. Confira nossas acreditações de Qualidade.