Constipação Intestinal

O que é constipação intestinal?

A constipação é uma condição comum que dificulta a evacuação. A evacuação ocorre quando o alimento que você come passa pelo seu sistema digestivo. Seu corpo retira os nutrientes de que precisa daquele alimento. O que sobra é chamado de fezes. Suas fezes podem ser moles ou duras. As evacuações geralmente acontecem regularmente.

Todo mundo tem possibilidade de avaliar a sua evacuação (com que frequência, a consistência das fezes e em que hora do dia ela ocorre). Se suas evacuações se tornarem menos frequentes, forem difíceis de evacuar e você estiver fisicamente desconfortável, você pode estar com constipação intestinal. Pessoas de todas as idades sofrem de constipação ocasionalmente. Geralmente, ela passa e não é séria. Consulte seu médico se sua constipação for crônica (frequente). Pode ser um problema com sua dieta ou saúde.

Sintomas de constipação

Os sintomas básicos da constipação incluem:

Sentir que ainda precisa evacuar, mesmo depois de já ter evacuado.

Ter fezes duras e secas, difíceis de evacuar.

Ter menos de 3 evacuações por semana.

Esforço para evacuar.

Você deve consultar seu médico se esses sintomas não desaparecerem.

Você também deve consultar um médico se tiver algum dos seguintes sintomas:

Sangramento retal ou sangue nas fezes;

Dor constante no abdômen;

Incapacidade de eliminar gases;

Vômito;

Febre;

Dor lombar;

Perder peso sem tentar.

A constipação crônica (contínua) pode levar a complicações, incluindo:

Fissura anal (pequena rachadura na pele ao redor do ânus);

Compactação de fezes (quando as fezes ficam grandes demais para serem eliminadas sozinhas);

Hemorroidas;

Prolapso retal (quando um pequeno pedaço do intestino sai do ânus devido ao esforço para evacuar);

Encoprese (quando seus intestinos estão tão obstruídos que só líquido consegue passar). Muitas pessoas confundem isso com diarreia e tomam remédios antidiarreicos, piorando ainda mais a constipação;

Complicações da constipação podem se tornar sérias se não forem tratadas; Podem exigir cirurgia.

O que causa constipação?

Você pode estar constipado por muitas razões diferentes. Pode ter mais de uma causa ao mesmo tempo, incluindo:

Dieta (muitos alimentos processados ​​e pouca fibra);

Certos medicamentos (medicamentos opioides administrados para dor e até mesmo muitos laxantes, que geralmente ajudam a evacuar);

Desidratação (especialmente falta de água);

Pouca atividade física;

Problemas intestinais;

Grandes mudanças na vida, como a gravidez

A constipação pode se tornar mais comum conforme você envelhece. Certas doenças e deficiências também podem causar constipação. Elas incluem esclerose múltipla, AVC (Acidente Vascular cerebral), diabetes, hipotireoidismo e lúpus.

A desidratação (poucos líquidos) e mudanças na dieta são as causas mais comuns de constipação em bebês. Por exemplo, mudar de leite materno para leite de vaca ou de comida de bebê para sólidos pode causar constipação.

Como a constipação é diagnosticada?

Seu médico perguntará sobre seus sintomas e histórico médico. Isso incluirá perguntas sobre quaisquer medicamentos que você toma. Seu médico também perguntará quando você teve sua última evacuação e com que frequência. Pode ser útil anotar antes da sua consulta. Durante a consulta, seu médico pode examinar seu reto (a extremidade do seu intestino grosso perto do seu ânus). O médico inserirá seu dedo (enquanto usa luvas de borracha) em seu reto para sentir se há bloqueios.

Seu médico pode pedir exames adicionais, incluindo um exame de sangue e de imagem. Um exame mais completo é uma colonoscopia. Este é um procedimento feito com analgesia. Durante este exame, seu médico examinará seu intestino com um endoscópio longo e flexível conectado a uma câmera.

A constipação pode ser prevenida ou evitada?

Há coisas que você pode fazer para reduzir a constipação. Elas incluem:

Adicionar mais fibras à sua dieta. Adultos devem comer entre 20-35 gramas de fibras por dia. Alimentos como feijões, grãos integrais, frutas e vegetais são ricos em fibras.

Beber mais água. Estar desidratado faz com que suas fezes sequem. Isso torna a evacuação mais difícil e dolorosa.

Não esperar quando você tem que ir ao banheiro. Quando você tem vontade de evacuar, não espere. Isso faz com que as fezes se acumulem.

Ficar em forma. O exercício é útil para manter os movimentos intestinais regulares.

Estar ciente dos medicamentos. Certos medicamentos prescritos (especialmente analgésicos) podem tornar seu sistema digestivo mais lento. Isso causa constipação. Converse com seu médico sobre como se preparar para isso se precisar desses medicamentos.

Conversando com seu médico. Especialmente se você estiver sendo tratado para certas doenças relacionadas à constipação. Eles podem ter orientação adicional para reduzir seus riscos.

Tratamento para constipação

A maioria dos casos de constipação são fáceis de tratar em casa com dieta e exercícios. Alguns casos exigem recomendações médicas, medicamentos prescritos ou um procedimento médico.

O tratamento em casa inclui:

Dieta:  Manter uma dieta saudável com fibras e beber bastante líquido (água é o mais útil) geralmente pode aliviar a constipação.

Alimentos ricos em fibras incluem feijões, frutas secas, frutas e vegetais frescos, alimentos integrais (escolha arroz integral ou pão de trigo integral em vez de branco), farinha de linhaça e produtos em pó contendo psyllium. Por exemplo, 3 xícaras de pipoca estourada têm um pouco mais de 3 gramas de fibra. Uma xícara de aveia tem 4 gramas de fibra. Adicionar fibra a cada refeição e lanche ajudará você a atingir sua meta do dia. Suplementos de fibra são úteis. Alimentos processados, como sobremesas e bebidas açucaradas, só pioram a constipação.

A quantidade de fibras que você precisa a cada dia varia:

Homens com mais de 50 anos devem ingerir pelo menos 30 gramas de fibras por dia.

Mulheres com mais de 50 anos devem ingerir 21 gramas por dia.

Crianças de 1 a 3 anos devem ingerir 19 gramas de fibras por dia.

Crianças entre 4 e 8 anos devem ingerir 25 gramas por dia.

Meninas entre 9 e 18 anos devem ingerir 26 gramas de fibras por dia.

Meninos da mesma faixa etária devem ingerir entre 31 e 38 gramas de fibras por dia.

Treinamento intestinal: as pessoas devem ir ao banheiro quando necessário. Segurar pode levar à constipação.

Laxantes: Este é um medicamento de venda livre que ajuda você a evacuar. Laxantes devem ser usados ​​apenas em casos raros. Não os use regularmente. Se você precisar usar um laxante, os laxantes formadores de volume são os melhores (exemplos: Metamucil, Benefiber, Fiber entre outros). Eles funcionam naturalmente para adicionar volume e água às suas fezes para que elas possam passar facilmente. Laxantes formadores de volume podem causar algum inchaço (quando seu estômago parece cheio) e gases.

Existem outros tratamentos que requerem consulta com seu médico:

Óleo mineral: Não use sem a recomendação do seu médico. Seu médico pode recomendar usá-lo se você passou por uma cirurgia recentemente e não deve fazer força para evacuar. Não use regularmente. Ele faz com que seu corpo perca vitaminas importantes: A, D, E e K.

Enema: Este é um medicamento líquido. Ele é inserido no seu ânus para ajudar com a constipação. É frequentemente usado após uma cirurgia ou antes de alguns procedimentos médicos.

Medicamentos prescritos:  seu médico prescreverá um medicamento com base no motivo da sua constipação.

Cirurgia:  Isso é raro. Pode envolver a remoção de um intestino danificado por motivos sérios.

Vivendo com constipação

Viver com constipação pode ser muito desconfortável. Isso é verdade quando é por apenas alguns dias. A constipação de longa duração (crônica) pode ser tão desconfortável que influencia na sua vida, quais alimentos você come e suas atividades diárias. Mantenha um diário de seu hábito intestinal para ver qual é o cronograma normal de evacuação para você. Um hábito intestinal normal é entre 3 vezes por dia a um mínimo de 3 vezes por semana. Tente manter sua dieta e estilo de vida o mais rotineiros possível para prevenir a constipação.

Estas informações fornecem uma visão geral e podem não se aplicar a todos. Consulte seu médico para saber se são aplicáveis ao seu caso e para obter mais detalhes do assunto.

Referências

1- Ford AC, Moayyedi P, Lacy BE, et al; Task Force on the Management of Functional Bowel Disorders. American College of Gastroenterology monograph on the management of irritable bowel syndrome and chronic idiopathic constipation. Am J Gastroenterol. 2014 Aug;109 Suppl 1:S2-26.

2- Shah BJ, Rughwani N, Rose S. In the clinic. Constipation. Ann Intern Med. 2015 Apr 7;162(7):ITC1.

3- Bharucha AE, Wald A. Chronic Constipation. Mayo Clin Proc. 2019 Nov;94(11): 2340-2357.

4- Robert “Chuck” Rich, Jr., MD, FAAFP. Constipation. rusted medical advice from the American Academy of Family Physicians. Last Updated February 2024. 5- Dynamed. Constipation in Adults. Updated 17 Jul 2023

Autor: Dr. Sílvio Marques Pessoa – CRM: MG 16032
Uberlândia – MG, 12 de Dezembro de 2024

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Médico Exclusivo Médicos