Fobia Social – Transtorno da Ansiedade Social

O que é fobia social? Transtorno da ansiedade social.

Fobia social, também chamada de transtorno de ansiedade social, é o medo de ser julgado por outros durante situações sociais. Isso inclui trabalho, festas, reuniões familiares etc. A maioria das pessoas se sente nervosa em certas situações sociais, como em uma entrevista de emprego ou ao fazer um discurso. A maioria de nós se preocupa com o que vamos dizer, fazer ou vestir durante eventos como esses. Essas situações geralmente se tornam mais fáceis com alguma experiência. No entanto, para pessoas que têm fobia social, essas situações podem ser assustadoras e insuportáveis.

Existem diferentes níveis de fobia social. Por exemplo, algumas pessoas podem ter sintomas apenas em uma situação específica, como se apresentar no palco ou falar em público. Outras podem ter a qualquer momento em que estiverem em público ou perto de pessoas.

Sintomas de fobia social

Pessoas com fobia social podem apresentar sintomas emocionais e alterações físicas.

Os sintomas emocionais incluem:

– Medo de ser julgado, envergonhado ou rejeitado;

– Sentindo que todos estão observando você;

– Crença de que a ansiedade é um sinal de fraqueza;

–  Crença de que outras pessoas são mais inteligentes e confiantes do que você.

Os sintomas físicos incluem:

– Retirada ou evitar a situação;

– Rubor facial;

– Sudorese;

– Náuseas ou vômitos;

– Tremores;

– Dificuldade em falar ou fazer contato visual;

– Aumento da frequência cardíaca.

Pessoas que têm fobia social (ansiedade social) frequentemente percebem que seus medos não são racionais ou justificados. No entanto, elas ainda podem temer situações sociais. Elas podem até mesmo evitar sistematicamente eventos. Se elas vão a um evento, elas geralmente se sentem nervosas antes do evento e desconfortáveis ​​durante. Depois, os sintomas e sentimentos desagradáveis ​​podem persistir enquanto elas se preocupam com o que as pessoas pensam delas.

O que causa a fobia social?

A fobia social é cerca de duas vezes mais comum em mulheres do que em homens. A maioria das pessoas que apresentam fobia social são notadas desde crianças ou adolescentes. A condição pode ser genética e ocorrer em famílias. Outros fatores potenciais incluem alterações hormonais e ambientais. Por exemplo, raça, cultura, status econômico podem aumentar o risco de uma pessoa apresentar a fobia. A fobia social também pode estar relacionada a outras condições, incluindo depressão, outros transtornos de ansiedade ou vícios.

Como a fobia social é diagnosticada?

Fale com seu médico ou psicólogo se você apresentar sintomas de fobia social. Eles vão abordar seus sintomas, histórico de saúde e histórico familiar. Ao diagnosticar a condição, o profissional de saúde vai procurar por:

– Frequência dos sintomas;

– Presença de sintomas persistentes por 6 meses ou mais;

– Efeitos colaterais dos sintomas (por exemplo, seus sintomas afetam seu trabalho diário, escola ou vida social?);

– Procura por ambientes ou situações em que a fobia ocorre.

Seu médico ou psicólogo pode ajudar a estabelecer o diagnóstico.

A fobia social pode ser prevenida ou evitada?

Há pouco que você pode fazer para prevenir a fobia social. Você pode obter tratamento para ajudar a controlar, reduzir ou aliviar os sintomas. Você pode aprender a se ajustar em situações sociais das quais você deve participar, como o trabalho e reuniões. Além disso, você pode aprender a se adaptar, como ir a uma festa por um tempo mais curto.

Tratamento para fobia social

A fobia social é um transtorno contínuo que deve ser tratado com cuidados profissionais, médicos e psicólogos. É real e geralmente não desaparece por si só. O profissional de saúde pode ajudá-lo a encontrar maneiras de controlar seus sintomas.

Tratamentos que posem ser utilizados:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ajuda a pessoa a pensar sobre situações sociais de uma maneira diferente. O objetivo da terapia é remover os pensamentos e ações que estão causando ansiedade. A terapia ensina como lidar com o medo, lidar com o estresse e melhorar as habilidades sociais. Seu médico ou psicólogo pode sugerir terapia de grupo ou familiar, além da TCC.

Treinamento de habilidades sociais. Isso pode ensinar a uma pessoa algumas estratégias para lidar com certos tipos de situações sociais.

Medicamentos prescritos. Seu médico pode recomendar medicamentos para ajudar a contornar as situações. Antidepressivos e benzodiazepínicos são os mais comuns. Betabloqueadores podem ajudar pessoas que têm uma certa forma de fobia social chamada “ansiedade de desempenho”. Você pode tomá-los antes de uma apresentação para ajudar a aliviar a ansiedade. Os medicamentos podem demorar um pouco para começar a fazer efeito. Não pare de tomar medicamentos para ansiedade sem falar com seu médico primeiro.

Vivendo com fobia social

A fobia social (ansiedade social) pode dificultar ir ao trabalho, à escola ou participar de atividades diárias. Pode afetar sua capacidade de fazer e manter amigos. Não é uma condição com a qual você deve lidar sozinho. Converse com entes queridos e seu médico ou psicólogo para iniciar o tratamento. É comum escolher uma combinação de terapia e medicamento. Seu médico e psicólogo deve monitorar seu tratamento e progresso.

Pessoas que têm ansiedade social (fobia social) podem tentar se automedicar experimentando e se tornando dependentes do uso de álcool ou drogas ilegais para administrar uma situação. Isso as coloca em maior risco de abuso de substâncias psicoativas.

Dieta e exercícios também são importantes para controlar os sintomas de ansiedade social. Isso inclui exercícios regulares, uma dieta nutritiva e evitar estimulantes, como cafeína e remédios para resfriado de venda livre.

Estas informações fornecem uma visão geral e podem não se aplicar a todos. Consulte seu médico ou psicólogo para saber se são aplicáveis ao seu caso e para obter mais detalhes sobre o assunto.

Referências

1- Craske MG, Stein MB. Anxiety. Lancet. 2016 Dec 17;388(10063):3048-3059.

2- Katzman MA, Bleau P, Blier P, et al; Canadian Anxiety Guidelines Initiative Group. Canadian clinical practice guidelines for the management of anxiety, posttraumatic stress and obsessive-compulsive disorders. BMC Psychiatry. 2014;14 Suppl 1:S1.

3- Szuhany KL, Simon NM. Anxiety Disorders: A Review. JAMA 2022 Dec 27;328(24):2431-2445.

4- Social Phobia. American Academy of Family Physicians. Last Updated January 2024. 5- DynaMed. Social Anxiety Disorder. Updated 11 Sep 2024.

Autor: Dr. Sílvio Marques Pessoa – CRM: MG 16032
Uberlândia – MG, 13 de Janeiro de 2025

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Médico Exclusivo Médicos