Doença de Graves – Hipertireoidismo

O que é a doença de Graves?

A doença de Graves é uma doença autoimune que pode causar hipertireoidismo. A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta na parte frontal do seu pescoço. Os hormônios da tireoide controlam a maneira como seu corpo usa energia, então eles afetam quase todos os órgãos do seu corpo, até mesmo a maneira como seu coração bate.

Com a doença de Graves, seu sistema imunológico ataca sua glândula tireoide, fazendo com que ela produza mais hormônios tireoidianos do que seu corpo precisa. Como resultado, muitas das funções do seu corpo aceleram.

Ilustração da glândula tireoide e sua localização no pescoço.

A tireoide é uma pequena glândula no pescoço que produz hormônios tireoidianos.

Quão comum é a doença de Graves?

A Doença de Graves é a forma mais prevalente de hipertireoidismo, em regiões com iodo em quantidades suficientes sua prevalência ocorre em 0,2% a 1,3% da população, sendo de 4 a 9 vezes mais comum na população feminina. A forma subclínica da Doença de Graves é observada em aproximadamente 6% dos pacientes que possuem hipertireoidismo subclínico. Cerca de 4 em cada 5 casos de hipertireoidismo são causados ​​pela doença de Graves.

Quem tem maior probabilidade de ter a doença de Graves?

A doença de Graves é mais comum em mulheres e pessoas com mais de 30 anos. Você tem maior probabilidade de desenvolver a doença se:

– Tem histórico familiar de doença de Graves ou doença de Hashimoto;

– Tem outras doenças autoimunes:

   – Vitiligo, que faz com que algumas partes da pele percam a cor;

   – Gastrite autoimune, que ataca as células do revestimento do estômago;

   – Diabetes tipo 1, que ocorre quando a glicose no sangue está muito alta;

   – Artrite reumatoide, que afeta suas articulações e, às vezes, outras partes do corpo.

Quais são as complicações da doença de Graves?

Se não for tratada, a doença de Graves pode causar sérios problemas de saúde, incluindo:

– um batimento cardíaco rápido e irregular que pode levar a coágulos sanguíneos, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e outros problemas cardíacos;

– ossos delgados, osteoporose e problemas musculares;

– problemas com o ciclo menstrual, fertilidade e gravidez;

– desconforto ocular e alterações na visão.

Quais são os sintomas da doença de Graves?

A doença de Graves frequentemente causa sintomas de hipertireoidismo. A doença de Graves também pode afetar seus olhos e pele. Os sintomas podem aparecer e desaparecer com o tempo.

Hipertireoidismo

Os sintomas do hipertireoidismo podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir:

– perda de peso, apesar do aumento do apetite;

– batimento cardíaco rápido ou irregular;

– nervosismo, irritabilidade, dificuldade para dormir, fadiga;

– mãos trêmulas, fraqueza muscular;

– suor ou dificuldade em tolerar calor;

– evacuações frequentes;

– uma glândula tireoide aumentada, chamada bócio;

– Os sintomas do hipertireoidismo podem incluir problemas para dormir e fadiga.

Problemas oculares

Mais de 1 em cada 3 pessoas com doença de Graves desenvolve uma doença ocular chamada oftalmopatia de Graves. A oftalmopatia ocorre quando seu sistema imunológico ataca os músculos e outros tecidos ao redor dos olhos. Os sintomas podem incluir:

– olhos esbugalhados;

– olhos irritados;

– olhos inchados;

– sensibilidade à luz;

– pressão ou dor nos olhos;

– visão turva ou dupla.

Esses sintomas podem começar antes ou ao mesmo tempo que os sintomas do hipertireoidismo. Raramente, a oftalmopatia pode se desenvolver após a doença de Graves ter sido tratada. Você pode desenvolver a oftalmopatia mesmo se sua função tireoidiana estiver normal. A maioria das pessoas tem sintomas leves.

Problemas de pele

Raramente, pessoas com doença de Graves desenvolvem uma condição que faz com que a pele fique avermelhada e espessa, com uma textura áspera. Chamada de dermopatia de Graves ou mixedema pré-tibial, a condição geralmente afeta suas canelas, mas também pode se desenvolver na parte superior dos pés e em outras partes do corpo. A maioria dos casos é leve e indolor.    

O que causa a doença de Graves?

Os pesquisadores não têm certeza do porquê algumas pessoas desenvolvem distúrbios autoimunes como a doença de Graves. Esses distúrbios provavelmente se desenvolvem a partir de uma combinação de genes e um gatilho externo, como um vírus.

Com a doença de Graves, seu sistema imunológico produz um anticorpo chamado imunoglobulina estimulante da tireoide (IET) que se liga às células da tireoide. A IET age como o hormônio estimulante da tireoide (TSH), um hormônio produzido na glândula pituitária que diz à tireoide quanto hormônio tireoidiano produzir. A IET faz com que a tireoide produza muito hormônio tireoidiano.

Como os médicos diagnosticam a doença de Graves?

Seu médico examinará seu histórico e realizará um exame físico para procurar sinais da doença de Graves. Para confirmar o diagnóstico da doença de Graves, seu médico pode solicitar um ou mais exames para avaliar a sua tireoide.

Exames de sangue. Esses exames podem medir os níveis dos seus hormônios tireoidianos e avaliar a presença de 3 anticorpos:

– Anticorpos anti-tireoperoxidase (também chamado anticorpo anti-TPO)

– Anticorpos anti-tireoglobulina (anti-Tg)

– Anticorpos anti-receptores de TSH (TRAb).

Teste de captação de iodo radioativo. Este teste mede a quantidade de iodo que sua tireoide está absorvendo da corrente sanguínea para produzir hormônios tireoidianos. Se sua tireoide estiver absorvendo grandes quantidades de iodo, você pode ter doença de Graves.

Cintilografia da tireoide. Este teste, geralmente feito junto com o teste de captação de iodo radioativo, mostra como e onde o iodo é distribuído na sua tireoide. Com a doença de Graves, o iodo aparece em toda a glândula. Com outras causas de hipertireoidismo, como nódulos – pequenos caroços na glândula – o iodo aparece em um padrão diferente.

Medição de fluxo sanguíneo Doppler. Este teste, também chamado de ultrassom Doppler, usa ondas sonoras para detectar aumento do fluxo sanguíneo na tireoide devido à doença de Graves. Seu médico pode solicitar este teste se a captação de iodo radioativo não for uma boa opção para você, como durante a gravidez ou amamentação.

Como os médicos tratam a doença de Graves?

Tratamento do hipertireoidismo.

O hipertireoidismo geralmente é tratado com medicamentos, radioiodoterapia ou cirurgia da tireoide. Seu médico pode ajudar você a identificar a melhor opção com base em sua idade, saúde, sintomas e outros fatores.

Podem ser usados medicamentos, como metimazol, propiltiouracil, beta bloqueadores, terapia com iodo radioativo e mesmo cirurgia da tireoide.

Tratando da Doença de Graves

A maioria dos casos são leves. As dicas a seguir podem ajudar você a controlar sintomas leves:

– Colírios podem ajudar a aliviar olhos secos, irritados;

– Se suas pálpebras não fecham completamente o uso de uma máscara para os olhos pode ajudar a prevenir olhos secos;

– Se você tem pálpebras inchadas, dormir com a cabeça elevada pode reduzir o inchaço;

– Óculos de sol podem ajudar com sensibilidade à luz;

– Lentes especiais para óculos podem ajudar a reduzir a visão dupla, se você tiver;

– Colírios podem aliviar olhos secos, irritados e avermelhados.

Se você tem Doença de Graves em forma mais grave, seu médico pode recomendar:

– medicamentos à base de corticosteroides ou outros medicamentos que reduzem a resposta imunológica do seu corpo;

– cirurgia para melhorar olhos esbugalhados ou corrigir alterações na sua visão;

– radioterapia para os músculos e tecidos ao redor dos olhos, raramente usada.

Doença de Graves geralmente melhora com o tratamento ou até mesmo se resolve por conta própria. Mas pode voltar ou piorar. Os gatilhos incluem eventos estressantes da vida e tabagismo.

Fumar piora a Doença de Graves. Se você fuma ou usa outros produtos de tabaco, pare. Peça ajuda para não ter que fazer isso sozinho. Você pode começar acessando https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/tabagismo/como-parar-de-fumar

Como a alimentação, a dieta e a nutrição afetam a doença de Graves?

Sua tireoide usa iodo para produzir hormônios tireoidianos. Se você tem doença de Graves ou outro distúrbio autoimune da tireoide, pode ser sensível a efeitos colaterais prejudiciais devido ao excesso de iodo em sua dieta. Comer alimentos que têm grandes quantidades de iodo – como algas marinhas, pode causar ou piorar o hipertireoidismo. Tomar suplementos de iodo pode ter o mesmo efeito.

Converse com o deu médico sobre:

– quais alimentos limitar ou evitar;

– quaisquer suplementos de iodo que você utiliza;

– quaisquer xaropes para tosse ou multivitamínicos que você tome, porque alguns podem conter iodo.

Pesquisadores estão estudando muitos aspectos da doença de Graves, incluindo novos medicamentos para tratar a doença.

Estas informações fornecem uma visão geral e podem não se aplicar a todos. Consulte seu médico para saber se são aplicáveis ao seu caso e para obter mais detalhes do assunto.

Referências

1- Smith TJ, Hegedüs L. Graves’ Disease. N Engl J Med. 2016 Oct 20;375(16):1552-1565.

2- Ross DS, Burch HB, Cooper DS, et al. 2016 American Thyroid Association Guidelines for Diagnosis and Management of Hyperthyroidism and Other Causes of Thyrotoxicosis. Thyroid. 2016 Oct;26(10):1343-1421.

3- Burch HB, Cooper DS. Management of Graves Disease: A Review. JAMA. 2015 Dec 15;314(23):2544-54.

4- Kahaly GJ, et al. European Thyroid Association guideline for the management of Graves’ hyperthyroidism. European Thyroid Journal. 2018;7(4):167–186.

5- Ferrari SM, Fallahi P, Ruffilli I, et al. The association of other autoimmune diseases in patients with Graves’ disease (with or without ophthalmopathy): review of the literature and report of a large series. Autoimmunity Reviews. 2019; 18(3): 287–292.

6- Graves’ Disease. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. Last Reviewed November 2021. 7- Dynamed. Graves Disease in Adults. Updated 03 May 2024.

Autor: Dr. Sílvio Marques Pessoa – CRM: MG 16032
Uberlândia – MG, 21 de Fevereiro de 2025

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Médico Exclusivo Médicos