O que é a síndrome do ovário policístico?
A SOP é uma condição que pode afetar seus períodos menstruais, fertilidade, hormônios e aspectos de sua aparência. Também pode afetar sua saúde a longo prazo. As estimativas de quantas mulheres a SOP afeta variam amplamente de 2 a 26 em cada 100 mulheres. As informações a seguir são sobre os efeitos em sua saúde a longo prazo e não abrangem opções específicas de tratamento para SOP.
O que são ovários policísticos?
Os ovários policísticos são ligeiramente maiores do que os ovários normais e têm pelo menos o dobro do número de folículos (espaços cheios de fluido dentro do ovário que liberam os óvulos quando você ovula).
Ter ovários policísticos em ultrassons pode não significar necessariamente que você tem SOP. Mulheres com SOP têm sintomas, assim como ovários policísticos.

Quais são os sintomas da SOP?
Os sintomas da SOP incluem:
• períodos irregulares ou ausência de menstruação.
• aumento de pelos faciais ou corporais (hirsutismo).
• perda de cabelo na cabeça.
• excesso de peso, aumento rápido de peso ou dificuldade para perder peso.
• pele oleosa, acne.
• dificuldade para engravidar (fertilidade reduzida).
Depressão e problemas psicológicos também podem resultar de ter SOP.
Os sintomas variam de mulher para mulher. Algumas mulheres apresentam poucos sintomas leves, enquanto outras são afetadas mais severamente por uma gama maior de sintomas.
A SOP é uma causa de problemas de fertilidade em mulheres.
Você ainda pode engravidar mesmo se não tiver menstruação. Se não quiser engravidar, procure orientação de seu médico sobre contracepção.
O que causa a SOP?
A causa da SOP ainda não é conhecida, mas às vezes ocorre em famílias. Se algum de seus parentes (mãe, tias, irmãs) for afetado pela SOP, seu risco de desenvolver SOP pode aumentar.
Os sintomas estão relacionados a níveis hormonais anormais:
• A testosterona é um hormônio produzido em pequenas quantidades pelos ovários em todas as mulheres. Mulheres com SOP têm níveis ligeiramente mais altos do que o normal de testosterona e isso está associado a muitos dos sintomas da doença.
• A insulina é um hormônio que controla o nível de glicose (um tipo de açúcar) no sangue. Se você tem SOP, seu corpo pode não responder à insulina (isso é conhecido como resistência à insulina), então o nível de glicose é mais alto. Para tentar evitar que os níveis de glicose fiquem mais altos, seu corpo produz ainda mais insulina. Altos níveis de insulina podem levar a ganho de peso, períodos menstruais irregulares, problemas de fertilidade e níveis mais altos de testosterona.
Como a SOP é diagnosticada?
Ter ovários policísticos em uma ultrassonografia não significa que você tem SOP.
Mulheres com SOP geralmente apresentam sintomas que aparecem e desaparecem, principalmente se seu peso sobe e desce. Isso pode dificultar o diagnóstico, o que significa que pode levar algum tempo para obter um diagnóstico.
Um diagnóstico é feito quando você tem dois dos seguintes:
• períodos menstruais irregulares e pouco frequentes ou ausência de menstruação.
• um aumento nos pelos faciais ou corporais e/ou exames de sangue que mostram níveis de testosterona mais altos do que o normal.
• uma ultrassonografia que mostra ovários policísticos.
Quando um diagnóstico é feito, você pode ser cuidada a um ginecologista, um endocrinologista, ou ambos.
O que a SOP pode significar para minha saúde a longo prazo?
Se você tem SOP, corre maior risco de desenvolver os problemas de saúde a longo prazo discutidos abaixo.
Resistência à insulina e diabetes
Se sua glicemia não permanecer normal, isso pode levar ao diabetes. Uma ou duas em cada dez mulheres com SOP desenvolvem diabetes em algum momento. Se o diabetes não for tratado, isso pode causar danos aos órgãos do corpo. Você também corre maior risco de desenvolver diabetes na gravidez (diabetes gestacional).
Se você tem SOP, seu risco de desenvolver diabetes aumenta ainda mais se você:
• tem mais de 40 anos de idade.
• tem parentes com diabetes.
• desenvolveu diabetes durante uma gravidez (conhecido como diabetes gestacional).
• é obesa (um índice de massa corporal (IMC) acima de 30).
Se você for diagnosticada com diabetes, receberá conselhos sobre sua dieta e poderá receber prescrição de comprimidos ou injeções de insulina.
Pressão alta e doença cardíaca
Mulheres com SOP tendem a ter pressão alta, que provavelmente está relacionada à resistência à insulina e ao excesso de peso, e não à SOP em si. A pressão alta pode levar a problemas cardíacos e deve ser tratada.
Câncer
Se você tiver menos de três menstruações por ano, o revestimento do útero (endométrio) pode engrossar e isso pode levar ao câncer endometrial em um pequeno número de mulheres.
Existem várias maneiras de proteger o revestimento do útero usando o hormônio progestogênio. Seu médico discutirá as opções com você. Isso pode incluir um curso de cinco dias de comprimidos de progestogênio usados a cada três ou quatro meses, tomar uma pílula anticoncepcional ou usar o sistema contraceptivo intrauterino (Mirena®). As opções dependerão se você está tentando ter um bebê.
A SOP não aumenta sua chance de câncer de mama ou ovário.
Depressão e alterações de humor
Os sintomas da SOP podem afetar como você se vê e como você acha que os outros a veem. Pode diminuir sua autoestima.
Ronco e sonolência diurna
A SOP pode levar à fadiga ou sonolência durante o dia. Também está associada ao ronco.
O que posso fazer para reduzir os riscos de saúde a longo prazo?
Tenha um estilo de vida saudável
As principais maneiras de reduzir o risco geral de problemas de saúde a longo prazo são:
• ter uma dieta saudável e equilibrada. Isso deve incluir frutas, vegetais e alimentos integrais (como pão integral, cereais integrais, arroz integral e macarrão de trigo integral), carne magra, peixe e frango. Você deve reduzir a quantidade de açúcar, sal e cafeína.
• fazer refeições regularmente.
• fazer exercícios regularmente (30 minutos pelo menos três vezes por semana).
Seu médico pode fornecer informações completas sobre como fazer uma dieta saudável e se exercitar.
Você deve tentar manter seu peso em um nível normal. O IMC é a medida do peso em relação à altura e você deve tentar mantê-lo entre 19 e 25. Para calcular seu IMC, você pode usar uma calculadora de IMC da internet.
Se você estiver acima do peso, seria útil perder peso e manter seu peso neste novo nível. Se seu IMC for maior que 30, discuta maneiras de perder peso, incluindo medicamentos para redução de peso, com seu médico.
Os benefícios de perder peso incluem:
• menor risco de resistência à insulina e desenvolvimento de diabetes.
• menor risco de problemas cardíacos.
• menor risco de câncer de útero.
• períodos menstruais mais regulares.
• maior chance de engravidar.
• redução da acne e diminuição do crescimento excessivo de pelos ao longo do tempo.
• melhora do humor e da autoestima.
Você só precisa perder uma pequena quantidade de peso para fazer a diferença em seus sintomas e sua saúde.
A cirurgia para perda de peso pode ser considerada em mulheres com IMC acima de 40.
Não há evidências fortes de que a SOP por si só possa fazer com que você ganhe peso ou dificulte a perda de peso.
Faça acompanhamento médico e exames de saúde regulares
Depois de receber o diagnóstico de SOP, você deve ser monitorada para verificar se há sinais precoces de problemas de saúde:
• Diabetes: Dependendo dos seus fatores de risco, você pode ser submetido a testes para diabetes a cada 1-3 anos.
• Câncer do útero: É importante ter um período menstrual a cada 3-4 meses para reduzir o risco de espessamento excessivo do revestimento do útero. Se você não tiver um período menstrual por mais de 4 meses, você pode precisar de comprimidos hormonais para menstruar. Você também pode ser oferecido a outros testes, como uma ultrassonografia do seu útero.
• Pressão alta: Converse com seu médico sobre a frequência com que você deve ter sua pressão arterial verificada e se você deve fazer exames de sangue para verificar seus níveis de colesterol.
• Depressão e problemas psicológicos: Você pode ser encaminhada a um psicólogo, se necessário.
Existe cura?
Não há cura para a SOP. Os tratamentos médicos visam controlar e reduzir os sintomas ou consequências de ter SOP. A medicação por si só não demonstrou ser melhor do que mudanças saudáveis no estilo de vida (perda de peso e exercícios). Muitas mulheres com SOP controlam com sucesso seus sintomas e riscos de saúde a longo prazo sem intervenção médica. Elas fazem isso comendo uma dieta saudável, se exercitando regularmente e mantendo um estilo de vida saudável.
Estas informações fornecem uma visão geral e podem não se aplicar a todos. Consulte seu médico para saber se são aplicáveis ao seu caso e para obter mais detalhes sobre o assunto.
Referências
1- Thien Tay C, Laven J, Dokras A, et al.; Teede H. International evidence-based guideline for the assessment and management of polycystic ovary syndrome . J Clin Endocrinol Metab 2023 Sep 18;108(10):2447-2469.
2- Joham AE, Norman RJ, Stener-Victorin E, et al. Polycystic ovary syndrome. Lancet Diabetes Endocrinol 2022 Sep;10(9):668-680.
3- McCartney CR, Marshall JC. CLINICAL PRACTICE. Polycystic Ovary Syndrome. N Engl J Med 2016 Jul 7;375(1):54-64.
4- Lizneva D, Suturina L, Walker W, Brakta S, Gavrilova-Jordan L, Azziz R. Criteria, prevalence, and phenotypes of polycystic ovary syndrome. Fertil Steril 2016 Jul;106(1):6-15.
5- Polycystic ovary syndrome: what it means for your long-term health. Royal College of Obstetricians and Gynaecologists. Guideline Long-term Consequences of Polycystic Ovary Syndrome (November 2014).
Autor: Dr. Sílvio Marques Pessoa
Uberlândia – MG, 02 de setembro de 2024